A Linha Verde, obra da Prefeitura que transformará o trecho da antiga BR 116 em uma nova avenida, já está aumentando o desenvolvimento nos bairros. Um exemplo é a Centerrol Produtos para Indústria, no Xaxim. Funcionando até pouco tempo em um imóvel alugado, a  empresa agora tem sede própria, na antiga BR 116. Com 15 anos de atuação no mercado nacional, a Centerrol comprou o imóvel onde está instalada há três anos e já tem pronto o projeto de reforma e ampliação do prédio. "O investimento foi definido a partir do momento em que a Linha Verde começou a sair do papel", diz o gerente comercial Luiz Henrique Mannrich.

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A Linha Verde é a mais nova e moderna avenida de Curitiba. Começou a ser construída pela Prefeitura em janeiro deste ano na antiga BR 116, no trecho entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico. "É uma obra que vai trazer desenvolvimento para esta região e não poderíamos perder este momento. O projeto de reforma da loja já está pronto, vamos subir mais um andar, melhorar a frente e o estacionamento", diz Mannrich.

Embora ainda esteja em fase de obras, a Linha Verde já passou a ser referência para os clientes da Centerrol fora de Curitiba. "Tem cliente ou fornecedor que, quando precisa dar nosso endereço, já vai avisando que a sede da Centerrol fica na Linha Verde".

O comerciante Juarez Costacurta, da Costacurta Comércio de Mármores e Granitos Ltda, também na antiga BR 116, não tem dúvida de que, com a implantação da Linha Verde, a vida vai melhorar para quem mora ou trabalha nesta região. "É uma grande obra, eu e meus vizinhos estamos contentes, porque já não dava mais para continuar como estava", diz Costacurta, referindo-se aos problemas da antiga BR por onde passam, por dia, em torno de 45 mil veículos.

Mario César Rezende, que trabalha na Cidade Industrial e mora ao lado da BR 116, no Capão Raso, também comemora a chegada da Linha Verde. "Até para ir trabalhar acho que vai ficar melhor, porque vão colocar uma linha de ônibus aqui, vou poder ir até o Pinheirinho muito mais rápido", afirma. Vigilante noturno, ele usa a bicicleta para trabalhar.

O porteiro Altamiro Aparecido Alexandre, que também trabalha à noite, vizinho de Mário César, considera a facilidade de locomoção como um dos maiores benefícios da Linha Verde. "Vai ficar tudo muito bonito, valorizado, mas o importante é que a gente vai poder ir de um lado a outro com mais facilidade", diz.

Obras

As obras, afirma o mecânico Manasses Silva, que trabalha na região, estão andando rapidamente. "O pessoal trabalha rápido, é tudo bem sinalizado, limpo, é excelente", diz. "Essa avenida vai ser um divisor de águas por aqui. Como estava é que não dava mais para ficar".

Travessia –

Com um investimento de R$ 121 milhões, a nova avenida terá, no trecho em obras, entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico, oito estações de transporte coletivo, ciclovia com cinco quilômetros de extensão, áreas de lazer e convivência e um parque com 20 mil metros de extensão.

A Linha Verde ficará pronta até meados do ano que vem. A avenida terá dez pistas, incluídas as canaletas do transporte coletivo, e duas faixas de estacionamento. Pistas locais darão acesso aos bairros e ao comércio local. Binários transversais à Linha Verde, ligados a estações de embarque e desembarque, vão garantir a travessia segura de pedestres e veículos. – Gerente da Agorose Aparas de Papéis, Jefferson Santos afirma que, neste período de obras, é preciso ter um pouco de paciência. "Estamos tendo acesso à empresa, sem problemas, mas é evidente que sempre há algum transtorno. Mas o fato é que esta região já começou a valorizar", diz. "Há uma série de empresas de serviços se voltando para cá e isso significa novos investimentos e mais desenvolvimento."

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