Linha Verde, em Curitiba, começa a ganhar nova pavimentação

A transformação da antiga BR 116 fica cada dia mais evidente. Perto dos bairros Pinheirinho e Xaxim já é possível perceber por onde vão passar algumas das dez pistas da Linha Verde, a avenida que a Prefeitura está construindo no trecho urbano da rodovia. As primeiras camadas de pavimentação e o meio-fio dão forma a pistas onde antes ficavam trechos de canteiros e vias laterais da BR.

"A Linha Verde trará grandes benefícios para a população e também deixará mais bonito e moderno um local que tinha um aspecto pesado por ser atravessado pelo trecho urbano da rodovia", diz o prefeito Beto Richa.

Com o início da pavimentação, a Linha Verde atrai a atenção dos motoristas que cruzam a antiga rodovia, transformada em um amplo canteiro de obras entre os bairros Jardim Botânico e Pinheirinho. Ao longo de todo o trecho – de 9,4 quilômetros em dez bairros – homens e máquinas trabalham na limpeza, retirada de terra e de resíduos, terraplenagem, colocação das primeiras camadas de pavimento e implantação de sistemas de drenagem, movimentando enormes tubos e blocos de galerias celulares.

As novas pistas vão receber o tráfego da BR quando as obras chegarem ao leito central da rodovia. Apesar do porte da obra – a maior em andamento no Paraná – a Linha Verde será construída sem que o trânsito seja totalmente bloqueado.

Por dia, passam em média neste trecho 45 mil veículos, um tráfego intenso que exige que os motoristas redobrem a atenção, reduzindo a velocidade e observando as placas de sinalização.

Drenagem

Em etapas diferentes ao longo de todo o trecho, as obras da Linha Verde são acompanhados atentamente por comerciantes e moradores do entorno. O que mais atrai a atenção são as escavações e a colocação dos tubos e galerias de drenagem.

Nas proximidades do viaduto da Marechal Floriano, no sentido Pinheirinho/Botânico, por exemplo, a implantação de uma galeria celular que terá 570 metros de extensão chama a atenção de quem passa ou trabalha por ali. Pela galeria, será escoada toda a água pluvial captada ao longo do trecho, acabando definitivamente com cheias e com a água parada sobre o asfalto, um dos grandes temores dos motoristas que passavam por ali em dias de chuva. Além desta galeria, enormes tubos estão sendo colocados para receber a água que será escoada para a galeria.

Nova avenida

A primeira etapa da Linha Verde ficará pronta até meados do ano que vem. A avenida terá dez faixas de tráfego – canaletas do transporte coletivo, pistas de trânsito rápido e pistas locais, de acesso ao comércio e aos bairros da região – e duas faixas de estacionamento. Oito estações de embarque e desembarque dos ônibus serão construídas neste trecho, facilitando a integração de linhas alimentadoras que cruzam a BR.

A Linha Verde também terá ciclovia, faixas de vegetação nativa, parque linear e quatro binários que farão a "costura" entre os dois lados da avenida, garantindo a travessia segura de veículos e pedestres.

A obra, um investimento de R$ 121 milhões, faz parte do Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba, parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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