Ainda sem punição

Limpeza pública trabalha para tirar lixo eleitoral das ruas

Na eleição do último domingo, o comportamento de muitos candidatos ficou muito aquém do esperado quando se trata da manutenção da limpeza da cidade. Em locais de votação da capital, a quantidade de material descartado ainda foi muito grande nessa eleição.

Só no domingo, o Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba recolheu cinco toneladas de material, entre santinhos e jornais. A Prefeitura espera concluir os trabalhos somente na quinta-feira.

Na manhã de ontem, funcionários das escolas também tiveram muito trabalho para limpar a sujeira. Na Escola Estadual Bom Pastor, no bairro Mercês, as zeladoras chegaram cedo para começar o serviço.

“Antes das 7h já estava no colégio para limpar as salas que ficaram bagunçadas. Mas a sujeira pior está na frente da escola”, comentou Luciana Parmissiono. Até a zeladora aposentada Lenira Augustynczyx veio reforçar a equipe. Eu sei que nesse dia o trabalho é dobrado, por isso vim ajudar”, comentou. As duas zeladoras defendem a punição para candidatos que sujam as ruas.

O diretor da Limpeza Pública de Curitiba, Nelson Xavier Paes, confirmou que 750 garis foram escalados para remover a sujeira eleitoral no dia de ontem. “Com a umidade, os papéis colam na rua e é muito mais difícil remover”, falou. Paes comentou que a pressa em retirar os papéis das vias públicas é para evitar que o material acabe indo para os bueiros.

O diretor disse ainda que as mudanças na propaganda eleitoral neste ano foram bastante positivas. “Felizmente nesta eleição são só os papéis nas ruas, pois os cartazes em postes e adesivos em placas levavam mais de um mês para serem removidos”, lembrou.

Na última eleição municipal, em 2004, 19 toneladas de lixo eleitoral foram retiradas das ruas. Todo o material recolhido é separado e processado na usina de reciclagem em Campo Magro e, posteriormente, vendido. A renda é revertida para programas sociais.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou 11 candidatos a vereador em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, por terem sujado as ruas com santinhos. As multas foram de R$ 5 mil cada. Segundo o IAP, foram multados Júlio Romano (PSDB), Dario Moraes (PSOL), Professor Natalino (PRB), Luis Cláudio (PT), Flávio Nakad (PMDB), Celso Rios (PDP), Olírio Rives (PP), Laura Samuel (PRB), Faé (PSB), Gentil (PSC) e Cantor (PSDB). Em Maringá, sete foram advertidos pelo órgão.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a 178.ª Zona Eleitoral, responsável pela questão do lixo dos candidatos, ainda não se pronunciou sobre uma possível punição de partidos ou candidatos que tenham sujado as ruas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna