A greve de parte dos trabalhadores terceirizados da limpeza pública, iniciada ontem, já tem data marcada para terminar. Acordo entre funcionários e a empresa Saneamento Ambiental Urbano (SAU) garantiu o pagamento dos salários de dezembro na segunda-feira, quando o trabalho será retomado, encerrando a paralisação.
Os cerca de 250 funcionários da SAU trabalham na limpeza de prédios da administração municipal. Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região (Siemaco), João Gerônimo Filho, a assembleia já aprovou o fim da greve. “Amanhã (hoje) não trabalham, mas segunda-feira, feito o pagamento, tudo volta ao normal”, afirma.
A situação das empresas de limpeza terceirizadas é mais um ingrediente da crise dos serviços públicos. Segundo o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (Seac-PR), algumas estão há três meses sem receber da prefeitura. “Temos informações que 10 empresas têm pagamentos pendentes e vêm arcando com o ônus”, diz o presidente do Seac-PR, Adonai Arruda.
Segundo Arruda, reunião com a secretária municipal de Finanças, Eleonora Fruet, discutiu o assunto na quarta-feira. “A prefeitura deu prazo até o dia 19 para discernir as pendências empenhadas ou não. Também recebemos a garantia que serviços contratados, prestados e atestados a partir de janeiro serão pagos pontualmente”, destaca.