Entre a quarta-feira (12) e a sexta-feira (14), equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba fizeram a limpeza das margens e do rio Formosa, no Novo Mundo, para as obras de recuperação ambiental que acontecerão em breve. No local, viviam 460 famílias, moradoras de cinco vilas, que foram transferidas para casas e sobrados do programa habitacional do Município.

continua após a publicidade

A ação retirou do local 20 toneladas de entulhos jogados dentro do rio. Entre o material removido havia colchões, tapetes, madeira, embalagens plásticas e outros tipos de detritos. Além da recomposição da vegetação ciliar, a área receberá equipamentos esportivos e de lazer para evitar uma nova ocupação indevida.

Moradora da região desde 1990, Maria Tereza Galvão, de 51 anos, lamenta a atitude de parte da população, que despeja lixo nos rios. “Isso revolta a gente, é muito triste porque prejudica todo mundo, o rio sobe e acaba transbordando”, comenta.

Recuperação

continua após a publicidade

A área que será recuperada vai contar com 900 metros de calçada compartilhada (ciclistas e pedestres), uma cancha de mini-futebol, dois parquinhos infantis, nove postes de iluminação, 400 metros de pavimentação de vias, além do plantio de 2,4 mil metros quadrados de grama e mais de 600 árvores nativas.