O deslocamento entre o Terminal do Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, no centro de Curitiba, ficou mais rápido para os usuários do transporte coletivo. Entrou em funcionamento ontem a primeira Linha Direta Expressa, conhecida pelo nome de Ligeirão.

continua após a publicidade

O veículo sai do terminal e para apenas no centro, deixando de passar nas estações tudo no trecho. O Ligeirão faz paradas apenas nos terminais do Hauer, Carmo e na estação tubo Cefet.

São cinco paradas (contando a chegada e a saída) contra as dezenove realizadas pelos ônibus expresso que percorrem o mesmo caminho, pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. A inauguração da nova linha aconteceu ontem, no dia do aniversário da cidade.

O Ligeirão utiliza a mesma canaleta dos ônibus expresso, mas consegue ultrapassá-los enquanto estão parados nas estações-tubo. A prefeitura de Curitiba promoveu alterações nas áreas da canaleta durante a reforma da Marechal Floriano Peixoto.

continua após a publicidade

Há espaço suficiente para os ônibus expressos regulares e o Ligeirão. Tudo isso representa mais agilidade e impacta o tempo final da viagem. A estimativa é transportar apenas pelo Ligeirão entre 30 mil e 40 mil passageiros por dia. A oferta de ônibus no Eixo Boqueirão de transporte aumentou mais de 10% com a implantação da nova linha.

Ontem, o prefeito Beto Richa andou no Ligeirão. O trecho entre o Boqueirão e o Centro foi cumprido em 18 minutos. “O percurso é feito em praticamente metade do tempo normal. Certamente vai estimular a população em andar de ônibus na cidade. Essa é uma linha de grande demanda e há projetos para estender o Ligeirão para outros eixos estruturais”, comentou Richa.

continua após a publicidade

A nova linha terá ônibus de quatro em quatro minutos nos horários de pico e de oito em oito minutos no restante do dia. Os veículos estão sinalizados como Ligeirão nos próprios painéis eletrônicos.

Foram investidos R$ 8 milhões na adequação das canaletas para receber o Ligeirão, segundo o presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), Marcos Isfer.

Alguns usuários do transporte coletivo embarcaram no mesmo Ligeirão onde estavam o prefeito Beto Richa, sua comitiva e outras autoridades. “Eu amei. Para mim, que tenho pouco tempo para vir até o centro, foi ótimo. Eu recomendo o ônibus”, contou Claira de Oliveira, operadora de caixa que trabalha no Boqueirão. A tarifa para o Ligeirão é a mesmo do restante do sistema: R$ 2,20.