Os síndicos dos condomínios e os proprietários de imobiliárias que atuam em Matinhos serão convidados a dar sua contribuição para despoluir as praias daquele município. Em nome dos donos dos imóveis, eles poderão solicitar ? pelo telefone 115 ? a vistoria das ligações de esgoto. A decisão foi tomada hoje (dia 30) em reunião da qual participaram lideranças de Matinhos e diretores da Sanepar. ?Finalmente vamos resolver o problema ambiental das praias de Matinhos?, comemorou Péricles Salazar, presidente da Associação Pró-Caiobá, após conhecer as ações que a Sanepar, em parceria com outras instituições, está desenvolvendo em Matinhos.
O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Stênio Jacob, lembrou que a infra-estrutura já construída para coletar e tratar o esgoto doméstico ?oferece todas as condições para que o Paraná tenha as praias mais limpas do País. No entanto, esta meta só será atingida com a participação dos proprietários de imóveis que devem fazer a ligação corretamente.?
Além da conclusão das obras de grande porte, o diretor de Operações da Sanepar, Wilson Barion, informou que a Sanepar já desativou a lagoa de tratamento primário ? o chamado Pinicão. ?Esta carga de poluição, que era despejada no Rio Matinhos, deixou de cair no mar, pois está sendo encaminhada para a estação de tratamento construída no Balneário Solimar.?
Para assegurar melhores condições de balneabilidade, estão sendo executadas as obras de duas pequenas barragens nos canais. A função das barragens é reter o esgoto despejado pelos moradores nos canais que desembocam na Praia Mansa e na Praia Brava. O esgoto retido nos períodos sem chuva, quando o volume de água nos canais é menor, será bombeado para o sistema da Sanepar.
O assoreamento na desembocadura do Rio Matinhos começa a ser corrigido a partir desta segunda-feira (dia 3.12). Serão instalados sacos de tecido especial que serão cheios com a areia do próprio rio. Os sacos ? conhecidos como bags ? conduzirão a água do rio para além da arrebentação. Com isso, o esgoto despejado irregularmente no rio será diluído com a água do mar, provocando menor impacto ambiental.
No pátio da Prefeitura serão executadas obras para eliminar os pontos de estrangulamento do canal. As cercas de 30 pontes e pontilhões construídos fora da bitola do canal, e que hoje impedem o fluxo da água da chuva, serão demolidos. Os canais serão dragados e limpos. Segundo Barion, a previsão é que todas as obras sejam concluídas até o dia 15 de dezembro.
A diretora de Meio ambiente e Ação Social, Maria Arlete Rosa, apresentou o projeto paisagístico para a área do antigo Pinicão. Após a secagem do lodo ? estimado em 40 mil metros cúbicos ? será feita a higienização com cal virgem, selagem e recomposição com a areia extraída do canal. A área receberá equipamentos de lazer que beneficiará os moradores do bairro Tabuleiro. Maria Arlete também destacou que as equipes de educação ambiental estão à disposição ininterruptamente para fazer a vistoria nas ligações. ?Trabalhamos também nos finais de semana. Basta solicitar a visita pelo telefone 115?, enfatizou.
Stênio explicou que só não fará a ligação de esgoto adequada ?quem não quiser.? As famílias carentes, por exemplo, poderão solicitar o parcelamento em até 12 vezes. Barion lembrou que a vistoria é imprescindível, ?pois muitos proprietários acreditam que estão com a ligação correta e não estão.? As equipes de campo constataram que cerca de 30% das ligações foram executadas de forma inadequada e continuam poluindo a praia.
O presidente da Sanepar destacou que a reunião de hoje representa um marco muito significativo, porque ?a sociedade se engaja para vencer o grande desafio de garantir saúde e lazer seguro para todos. Estão de parabéns estas lideranças que se aliaram ao governo para promover o bem comum.?
Além dos diretores da Sanepar, participaram da reunião de hoje representantes da Associação Pró-Caiobá, Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), Sindilitoral, L. R. Archimundi, e Litoral Convention Visitor Bureau.
Os investimentos da Sanepar para despoluir as praias de Matinhos superam os 40 milhões de reais.