Licitação do metrô de Curitiba será retomada

A Justiça autorizou ontem a retomada da licitação do projeto básico de engenharia e dos estudos ambientais do metrô de Curitiba. O processo estava suspenso desde abril do ano passado, quando o consórcio SEP, integrado pelas empresas paulistas Sistran, Extra e Pólux, obteve mandado de segurança e impediu a continuidade da licitação.

Agora, o juiz da 1.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Jederson Suzin, julgou improcedente o pedido do consórcio, que foi desclassificado na fase de qualificação técnica.

Com a decisão judicial, a prefeitura de Curitiba pretende fazer nos próximos dias a sessão pública para abertura das propostas de preço, que é a última fase da concorrência.

Depois, acontece a homologação do vencedor, a assinatura do contrato e a ordem de serviço. Já houve a fase de habilitação das empresas e consórcios e a análise das propostas técnicas apresentadas.

De acordo com informações da prefeitura, a licitação do metrô prevê dois lotes. O primeiro deles é o do projeto básico, do qual participa um consórcio formado por várias empresas.

Do lote dois, está participando outra empresa, para fazer os estudos ambientais necessários para a obra. Embora seja um concorrente em cada um dos lotes, eles não serão automaticamente aprovados, segundo a prefeitura.

Projeto

O projeto do metrô, idealizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), prevê a construção de 21 estações de embarque e desembarque. Será a chamada Linha Azul do metrô, com 22 quilômetros de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul, cuja maior parte será subterrânea, escavada sob a canaleta do atual sistema de ônibus.

A linha terá ainda um trecho elevado na Avenida Winston Churchill, após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476. Pelo traçado do projeto, o metrô seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal da CIC-Sul, onde se planeja implantar um complexo com pátio de estacionamento, centro de controle operacional e centro de manutenção. A velocidade máxima prevista do metrô é de 80 quilômetros por hora e a velocidade média operacional, de 35 quilômetros por hora.