Com o término das obras de contenção da barragem da ponte sobre a represa do Capivari, na BR-116, acabou a restrição de cargas no trecho. O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) revoga a partir de segunda-feira a portaria que proibia o fluxo de cargas com mais de 45 toneladas na ponte, que perdeu parte de sua estrutura em janeiro.
?Nós finalizamos a parte emergencial da obra, fortalecendo a cabeceira da ponte. Por isso, estamos liberando o fluxo de cargas, conforme a Lei da Balança?, explicou o engenheiro do Dnit-PR, Ronaldo Jares. Dessa forma, está liberada a passagem de veículos com cargas até 57 toneladas, excetuando-se apenas as cargas que dependem de autorização especial do tipo treminhão (nove eixos).
Segundo informações do Dnit, as duas balanças existentes nas proximidades da ponte continuarão em funcionamento, mas apenas impedindo a passagem de veículos com carga superior ao previsto por lei. A recomendação para os usuários da rodovia e principalmente aos transportadores de cargas é que continuem evitando o excesso.
Reconstrução
A reconstrução da ponte na BR-116 que caiu no dia 26 de janeiro foi novamente adiada. A colocação dos pilares da nova ponte estava prevista para ocorrer na tarde de ontem, mas, segundo o DNIT, um novo estudo sobre o deslocamento do maciço será feito antes de a obra começar.