Liberada pesca da tainha em Guaratuba

A pesca da tainha na Baía de Guaratuba está autorizada, dentro de algumas normas, nos meses de junho e julho, conforme portaria assinada pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko. Este é o terceiro ano consecutivo em que a atividade é liberada para a comunidade da região, que tira da pesca grande parte de seu sustento.

Segundo Burko, a captura da tainha não traz riscos ao meio ambiente se realizada dentro das normas. ?Devem ser usadas apenas redes simples, lançadas com a mão; e não redes fixadas no local. A largura da malha da rede, superior a dez centímetros, também deve ser respeitada. Seguindo estas recomendações, outras espécies da fauna aquática não serão prejudicadas?, explicou.

A pesca está permitida apenas aos pescadores profissionais – quando abordados devem apresentar carteira de pesca. A área onde a prática está permitida até o mês que vem compreende a região entre a sede da antiga Cooperativa de Pescadores do Paraná (Coopespar) na costa sul, no sentido nordeste na Ilha do Capinzal e a costa norte da Baía de Guaratuba, passando pela foz do Rio Fundo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo