Os moradores de Palmeira ganharam dois novos vizinhos. Desde domingo, os populares estão convivendo com um casal de leões, que foi abandonado por um circo. Os animais, que pesam mais de 200 quilos, ficaram em uma jaula de apenas três metros quadrados na região de Vieiras, onde o circo se apresentaria no final de semana.
Os leões pertencem a Cleonice Barreto, que numa discussão com o marido e dono do circo, Haroldo Evernton Maranhão, acabou baleada e está internada em estado grave, desde sábado, num hospital de Curitiba. Após o incidente, Haroldo Maranhão decidiu cancelar as apresentações e retirou o circo da cidade, deixando apenas os animais. O tratador de animais Odair José de Souza resolveu ficar em Palmeira para cuidar e alimentar Lion e Dara.
Com o estoque de carne de Odair chegando ao final, muitos moradores passaram a ajudar na alimentação dos felinos, que viraram atração na cidade e recebem, a cada dia, um número maior de visitas. Mas a indecisão quanto ao futuro dos animais já preocupa as autoridades. Os pais da proprietária já autorizaram a doação dos leões. O problema está sendo achar alguém interessado em receber os animais.
Profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Florestal do Paraná passaram o dia de ontem no local, avaliando a situação dos animais e tentando encaminhar uma possível doação. Uma chácara de Catanduva teria manifestado interesse nos animais, mas os fiscais do Ibama ainda teriam que avaliar o local para autorizar a doação.