Leite materno é o melhor alimento para os bebês

Nos primeiros seis meses de vida, um bebê deve receber apenas o leito materno. Depois deste período, a mãe pode complementar a alimentação da criança com outros alimentos. A preocupação com o bem-estar dos bebês e a importância desse procedimento é o tema da Semana Mundial de Amamentação 2005, lançada ontem e que vai até o dia 31.

Após seis meses, a mãe deve continuar amamentando o filho e inserir aos poucos comida – da forma que ele consegue comer, como banana amassada e purê de batata – nas refeições do bebê, segundo a nutricionista Suely Kissina Nagai, do Banco de Leite Materno do Hospital de Clínicas (HC). O ideal é completar essa transição até os dois anos de idade.

A coordenadora do banco, Maria Celestina Grazziotin, revela que as mães já sabem a importância da amamentação. Mas a rotina das trabalhadoras não está permitindo o aleitamento correto. ?As mães vivem uma situação que dificulta muito. Elas só têm quatro meses de licença, enquanto o ideal seria amamentar pelo menos até os seis?, afirma.

O leite materno também é o alimento para os bebês prematuros, que ficam sem o contato com suas mães, que não podem amamentá-los. O leite doado por mulheres ao Banco de Leite Materno do HC alimenta essas crianças.

No banco, toda doação é processada e analisada para garantir um leite com qualidade para as crianças. Maria Celestina destaca que as mães que coletam o leite em casa devem seguir rituais de higiene para que o leite não seja contaminado. A falta dos cuidados gera uma perda entre 20 e 30% do que foi doado. O HC disponibiliza um serviço que pega a doação no domicílio da mãe. Mais informações: (41) 3360-1867. O banco fica na Rua General Carneiro, 181.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo