Leite das Crianças chega a Rio Branco e Itaperuçu

O programa Leite das Crianças foi lançado ontem em Itaperuçu e Rio Branco do Sul pelo vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti. Além de oficializar o início do programa do leite, Pessuti aproveitou a cerimônia para anunciar o apoio da Secretaria da Agricultura aos produtores de leite da região. O governo do Paraná deve entregar ainda este mês equipamentos de refrigeração do leite.

“Essa é a nossa contribuição que irá garantir a qualidade do leite até que ele seja embalado e distribuído”, disse. A declaração foi feita pouco antes de Pessuti entregar um pacote de leite para Janete Geffer de Bristo, primeira beneficiada do programa em Rio Branco do Sul.

A própria concepção do programa visa o beneficiamento dos produtores paranaenses. A coordenação estadual do projeto optou pela compra de leite tipo C pasteurizado. Com a garantia de compra, pelo governo, da produção para atender a demanda do programa, os produtores paranaenses terão o preço mínimo do leite assegurado. “Esta é a vez dos produtores paranaenses, do desenvolvimento das indústrias paranaenses”, declarou Abel Leonel de Bonfim, representante dos produtores de leite da região.

A região do Vale do Ribeira foi escolhida pelo governador Roberto Requião para o desenvolvimento de projetos sociais e de desenvolvimento social e econômico. Inicialmente 800 crianças de seis a 36 meses receberão um litro de leite por dia, que deverá garantir uma alimentação mais saudável e nutritiva. “Estamos aqui reafirmando a opção desse governo pelos pobres”, afirmou Orlando Pessuti. O Vale do Ribeira é uma das regiões do País com menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O programa já foi implantado nos municípios de Cândido de Abreu e Cerro Azul.

Para o secretario da Saúde, Cláudio Murilo Xavier, o lançamento do programa Leite das Crianças no Vale do Ribeira é mais um marco do governo Roberto Requião. “Este governo se volta para as regiões antes desassistidas de nosso Estado”, afirmou. Já o secretário do Trabalho, padre Roque Zimmermann, declarou que considera a iniciativa um sopro de vida no Vale do Ribeira. “Esse é o incentivo do governo para que essa população tenha vida, tenha saúde em abundância”, discursou.

A cerimônia de lançamento do programa nas duas cidades também contou com a presença do secretário especial para Assuntos da Região Metropolitana de Curitiba, Edson Luiz Strapasson, e das prefeitas de Rio Branco do Sul, Joana Elias, e de Itaperuçu, Rosa Chevonica Joekel. O programa do leite é coordenado por um comitê gestor composto por representantes do governo estadual, municipal e sociedade civil. O cadastro das famílias no programa é realizado por entidades civis e a fiscalização é feita pelo comitê gestor. De cada 100 cadastros, pelo menos dez serão verificados in loco.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo