Lei muda o visual do centro de Curitiba

As ruas da área central, do Centro Cívico, do setor histórico e os principais acessos da cidade ganham novo visual. As empresas de publicidade externa começam a se adequar à nova legislação que regulamenta a instalação de outdoors, frontlights e totens e estão retirando ou regularizando os painéis em diversas regiões da cidade. O prazo de 120 dias para adaptação, estabelecido pelo decreto assinado pelo prefeito Beto Richa acaba no sábado.

A nova legislação é resultado de ampla discussão, iniciada em 2005, com empresas e profissionais do setor, por meio do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado do Paraná (Sepex-PR). ?Queremos melhorar a paisagem urbana e, ao mesmo tempo, manter a qualidade da comunicação publicitária nas áreas públicas sem prejudicar a atividade comercial?, afirma o prefeito Beto Richa.

Limites

O decreto estabelece novos limites para instalação de outdoors e letreiros nos imóveis, padroniza o formato, o tipo de material e a instalação de painéis publicitários. Também estabelece regras para a instalação de publicidade na empena (fachada ?cega?) de edifícios e desburocratiza o processo de instalação. O objetivo é reduzir em pelo menos 40% a concentração de painéis publicitários nas ruas da cidade. A Prefeitura estima que havia cerca de três mil equipamentos do gênero na cidade e a maioria estava fora dos padrões.

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