Desrespeito à Lei Estadual Antifumo, em vigor desde fim de novembro, resultou em multa a 21 estabelecimentos, todos da Regional de Saúde de Curitiba, que abrange 29 municípios.

continua após a publicidade

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, foram realizadas oito mil inspeções em todo o Paraná. Só em dezembro, cerca de 30 mil pessoas foram envolvidas em inspeções e blitze educativas.

Apenas na regional de Pato Branco, foram 1.301 inspeções e na de Curitiba, 995. Na regional de Paranaguá, foram 996 inspeções, e a diretora Lenora Rodrigo, lembra que, no litoral, o trabalho, durante a temporada de verão, está ligado à Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), da Operação Viva o Verão. “A aceitação da lei no litoral está muito boa. Temos recebido elogios de cidadãos e de veranistas, que acatam bem as orientações”, lembra Lenora.

De acordo com o secretário da Saúde, Gilberto Martin, a Lei Estadual Antifumo garante o direito à saúde de todos. “A fiscalização precisa e irá continuar. Esta lei garante o direito à saúde, principalmente de fumantes passivos, incluindo trabalhadores”, avaliou Martin.

continua após a publicidade

Com a nova legislação ficou proibido o consumo de cigarros, ou outros produtos que produzam fumaça – derivados ou não do tabaco – em ambientes de trabalho, estudo, cultura, lazer, esporte e entretenimento, além de áreas comuns de condomínios.

Para o diretor da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, Armando Cerci Junior, o balanço é positivo e o resultado superou as expectativas. “Seguimos o cronograma inicialmente estabelecido nas reuniões com os diretores e com a chegada do material informativo passamos para os municípios que fizeram a fiscalização.”

continua após a publicidade