Começou a valer à meia-noite desta quinta-feira (19), a Lei Antifumo de Curitiba. Seis equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde fiscalizaram bares e restaurantes durante a madrugada e dois estabelecimentos já foram multados.
No Armazém São José, no bairro Batel, os fiscais encontraram cinzeiros nas mesas, bitucas de cigarro no chão e cheiro de fumaça. O estabelecimento também não tinha cartazes que informassem a proibição de fumar.
Na danceteria Wyn Lounge, também no bairro Batel, os ficais flagaram vários clientes fumando. Os dois estabelecimentos foram autuados e devem pagar multa de R$ 1 mil. Eles têm 15 dias para recorrer. Em caso de reincidência, a multa é dobrada, e em um terceiro descumprimento, o estabelecimento pode ter o alvará cassado.
Transporte coletivo também é livre de cigarro
O uso do cigarro já era proibido em ônibus, estações tubo e em vários espaços dos terminais mas a partir de agora fica proibido em todo e qualquer espaço do sistema de transporte.
Mais de mil cartazes já foram colocados nos ônibus e todas as estações tubo trazem adesivos indicando ambiente 100% livre do cigarro. Motoristas, cobradores, vigilantes e fiscais da Urbs estão orientados a alertar fumantes para a entrada da lei em vigor.