Crianças, adultos e idosos que procuram uma alternativa de lazer e até de geração de renda podem procurar algumas escolas municipais nos finais de semana. O programa Comunidade Escola, da Prefeitura de Curitiba, mantém 49 colégios abertos aos sábados e domingos com diversas atividades. Durante todo o ano são 49 escolas com as portas abertas.
Para as crianças há atividades de teatro, música, dança, informática e educação alimentar. Para os adultos, o programa privilegia oficinas de geração de renda, como manicure, caixas decoradas e cartões. Já os idosos também podem participar das oficinas, com a realização de atividades físicas. Tudo é ofertado por estagiários de universidades – mais de mil – e voluntários cerca de 400.
Uma das técnicas da Unidade Gestora do programa, Rose Castro, explica que o objetivo do Comunidade Escola é tirar as pessoas da ociosidade, principalmente as crianças. ?As crianças melhoram o comportamento na escola, desenvolvem a linguagem e adquirem mais conhecimento. Já os adultos procuram mais as atividades que geram renda, assim como os idosos, que desenvolvem uma maior auto-estima?, disse.
Rose conta que a procura pelas atividades é grande, mas há bastantes vagas. Quem quiser se inscrever deve ir à Rua da Cidadania mais próxima e verificar qual escola do bairro está inserida no programa. Segundo Rose, os cursos de geração de renda são os mais procurados, além das aulas de informática. As escolas ficam abertas das 9h às 17h.