Lapa comemora 114 anos do cerco

É comemorado hoje o 114.º aniversário do Cerco da Lapa. Além dos eventos tradicionais que ocorrem anualmente na cidade, como uma corrida rústica num percurso de 12 quilômetros, uma cerimônia cívico-militar no Panteon dos Heróis e uma missa em memória dos combatentes mortos no evento histórico, nada especial está programado, ao contrário do ano passado, quando foram organizados vários eventos na cidade.

?A organização de atividades paralelas depende da mobilização de outros setores e este ano isso acabou não acontecendo?, diz o diretor de eventos da Lapa, Rafael Calderari.

A cidade foi palco de um dos mais importantes eventos da história do Brasil, quando, em 1894, tropas republicanas enfrentaram os rebeldes federalistas durante 26 dias. A Revolução Federalista, iniciada no extremo sul do Brasil, reivindicava maior autonomia aos estados, e vinha avançando rapidamente pelos estados do Sul, rumo a Curitiba. A resistência da Lapa foi crucial para impedir o avanço da revolução.

A Corrida Rústica 9 de Fevereiro terá sua largada às 9h30, na Praça General Carneiro. A cerimônia cívico-militar, no Panteon dos Heroes, inicia às 18h, e a missa em memória aos combatentes mortos no Cerco será às 19h, na Igreja Matriz de Santo Antônio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo