Lançada a licitação da Linha Verde Norte

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, lançou ontem o edital de licitação para o primeiro trecho de obras da Linha Verde Norte. A exemplo da Linha Verde Sul, a antiga BR-116, do Jardim Botânico ao Atuba, será transformada em uma moderna avenida e corredor de transporte.

“Em breve os bairros desta região terão os benefícios que já são realidade na Linha Verde Sul”, disse Luciano Ducci. A obra será financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pela prefeitura da capital.

A licitação internacional vai escolher a empresa que fará as obras do primeiro trecho, da passarela do Centro Politécnico, no Jardim Botânico, na Linha Verde Sul, até a altura da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, numa extensão de 2.350m.

O valor máximo desta licitação é de R$ 51.902.093,30. Participaram do lançamento do edital os vereadores João Cláudio Derosso, presidente da Câmara, Mario Celso, líder do governo, Jair Cézar, Tico Kuzma e João do Suco.

A licitação para as obras em Curitiba será a primeira a ser financiada pela AFD, em todo o Brasil. A escolha de Curitiba para começar a financiar obras e projetos no País foi uma decisão da Agência, que está no Brasil oficialmente, desde 2009.

No início de maio, foram concluídas as negociações entre o município, governo federal e a AFD, e a prefeitura foi autorizada a iniciar as licitações dos projetos que compõem o financiamento.

As obras do financiamento na Linha Verde Norte devem começar até o final deste ano. O edital de licitação estará disponível no site da prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br), em Secretaria de Obras.

A primeira licitação do financiamento da AFD para a Linha Verde levará obras a seis dos 11 bairros por onde a Linha Verde Norte passará – Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã.

Não serão incluídas as obras da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, que entrará em outra etapa dos trabalhos. Além das obras de drenagem, canaletas para o ônibus, pistas marginais e locais paralelas à canaleta (totalizando 10 pistas e mais duas faixas para o estacionamento de veículos nos dois sentidos), nova sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas), iluminação reforçada, ciclovia, calçada e paisagismo, estão incluídas nesta licitação as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e ampliação do viaduto da Avenida Affonso Camargo, com a construção da Estação Jardim Botânico sobre o viaduto.

Ao todo, o financiamento da AFD terá três licitações para as obras do trecho norte da Linha Verde e a expectativa da prefeitura de Curitiba é lançar em 2010 duas licitações. A próxima a ser publicada compreende o trecho entre a Victor Ferreira do Amaral e o Atuba.

Os trabalhos na Linha Verde Norte serão executados ao longo de aproximadamente 8km, desde o bairro Jardim Botânico, sob a passarela do Centro Politécnico, até o extremo norte de Curitiba, no Atuba, passando por 11 bairros que hoje são separados pela antiga rodovia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna