Quem não busca ser bem sucedido? É difícil encontrar uma pessoa que não. Só que algumas pessoas parecem ter a chave do sucesso, outras já espantam. O médico Lair Ribeiro, autor de doze best-sellers no Brasil, é um exemplo. A diferença é que ele viaja o mundo, ensinando as pessoas a serem mais motivadas, apresentando estratégias e modelos mentais que levam ao sucesso. Estima-se que mais de meio milhão de pessoas já assistiram às suas palestras. Hoje é a vez dos curitibanos. Às 19h, na Ópera de Arame (Rua João Gava, bairro do Pilarzinho) ele dará palestra sobre o encontro com o sucesso.
Em entrevista a O Estado, ele adiantou algumas dicas. Como sempre prega, o ideal é usar a imaginação e implementar na prática algumas estratégias. “Sonhar de noite e trabalhar de dia”, resume.
Fórmula do sucesso
Segundo Lair Ribeiro, existem seis ingredientes para alcançar o sucesso. Antes de mais nada, é preciso gostar de si mesmo (autovalorização). Depois vem a habilidade de comunicar, saber o quer na vida, ter uma atitude positiva, dedicação ao trabalho e, por fim, ser ambicioso.
A autovalorização, para Lair é de fato a pessoa trabalhar sua imagem e reconhecer o seu potencial. É claro que é possível a pessoa ser capacitada, mas não ser reconhecida. Aí, diz ele, resta: sair do trabalho, mudar de chefe, adaptar-se ao sistema e sofrer.
O segundo ingrediente ele considera fundamental em todas as profissões, pois a informação só é válida quando comunicada. Atualmente, diz ele, a maioria das pessoas não sabe o que quer. “Elas sabem o que não querem”, ressalta. “É preciso transformar o sonho em meta e a meta em realidade.” Neste caso, entra também o pensamento positivo, mas que para Lair não funciona sozinho.
Segundo Lair, a atitude é fundamental pois o sucesso algumas vezes leva à arrogância que leva ao fracasso. Quanto à dedicação ao trabalho, ele diz que vai ensinar na palestra como fazer a distinção entre eficiência e eficácia. Já a ambição deve ser saudável e contínua, o que os japoneses chamam de Kaisen. Para ele, o caminho do sucesso não é difícil e que o ideal é ser bem sucessido, o que significa um equilíbrio na vida profissional, familiar, financeira, espiritual. “Qualquer pessoa, de qualquer nível social pode melhorar de vida, contanto que queira”, garante.
Com base na Programação Neurolingüística e na Ciência do Sucesso, o conferencista ensinará os participantes a aumentarem a capacidade cerebral e alcançar o que realmente desejam na vida.
Serviço:
As inscrições para a palestra podem ser feitas pela internet, www.vendamais.com.br/sucesso, ou pelo telefone (41) 3024-4454.