O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vai promover, na próxima terça-feira (13), um evento de discussões e palestras sobre o uso do biodiesel na geração de energia elétrica. O II Workshop da Rede Bioenerg reunirá profissionais em bioenergia que vão expor experiências e usos do biocombustível. O evento vai marcar também a inauguração de um grupo gerador operando a biodiesel puro (B100), equipamento de energia elétrica com capacidade para suprir parte da demanda do Laboratório de Emissões Veiculares (Leme) do Lactec.

continua após a publicidade

O Workshop é uma parceria do Lactec com o CNPq, Copel, UFPR e UTFPR, Maquigeral e Brasilecodiesel. Profissionais da Secretaria da Agricultura e do Iapar irão apresentar o Programa Paranaense de Bioenergia (Biodiesel e Agricultura Familiar) e plantas oleaginosas para produção de biodiesel no Paraná. A UFPR irá mostrar as principais tecnologias para produção de biodiesel em pequena e larga escala e pesquisadores do Lactec, da UTFPR e do Tecpar irão palestrar sobre a qualidade do biocombustível e o desempenho do combustível em grupos geradores.

Segundo a pesquisadora do Departamento de Tecnologia em Materiais do Lactec, Helena Maria Wilhelm, coordenadora da Rede Bioenerg, o Workshop pretende disseminar – além do uso do biocombustível no setor elétrico ? a importância deste na agricultura familiar paranaense. \"Com a substituição parcial ou total do óleo diesel pelo biodiesel em grupos geradores remotos, isolados ou emergenciais, as concessionárias de energia elétrica vão contribuir para a auto-sustentabilidade do país. O biodiesel é um combustível renovável, ecologicamente correto e, que pode gerar muitas oportunidades para o pequeno produtor rural\", afirma a pesquisadora.

Segundo Helena o equipamento que vai funcionar no Leme representa um avanço no uso do biodiesel no setor energético. ?Eu desconheço o uso de biodiesel puro em grupos geradores nas concessionárias de energia elétrica do país. Elas ainda se mostram resistentes ao combustível ou misturas com diesel devido à falta de parâmetros técnicos que comprovem seu desempenho. Nós vamos monitorar o equipamento instalado no Leme para avaliar a viabilidade técnica do uso do biodiesel na geração de energia elétrica para esclarecer pelo menos parte das dúvidas levantadas pelas concessionárias?, explica.

continua após a publicidade

Helena afirma que estudos do Lactec já comprovaram alguns aspectos da economia gerada pela nova tecnologia. ?O que nós já sabemos é que a utilização do biodiesel em substituição ao óleo diesel gera uma redução nos teores de material sólido que sobra da combustão do combustível e de gases de efeito estufa?, completa a pesquisadora.

O II Workshop da Rede Bioenerg será realizado no Salão das Araucárias do Lactec, na Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, em Curitiba. O Lactec fica dentro do complexo do Cietep – Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: silvia@lactec.org.br ou pelo telefone 41 3361-6129 até as 12:00 de sexta-feira (09). O Workshop terá início às 08h00 e término previsto para as 18h00.

continua após a publicidade