Lactec, UFPR e Copel renovam parceria técnico-científica

Um termo de cooperação assinado nesta quinta-feira (29) renova a parceria técnico-científica que envolve o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Copel. O documento permite a formalização de outros instrumentos legais para garantir a continuidade das atividades laboratoriais desenvolvidas nas instalações da UFPR.

O termo de cooperação foi assinado na Reitoria da universidade pelo superintendente do Lactec, Omar Sabbag Filho, pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e pelo presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. A parceria entre as três instituições é histórica e remete à origem do laboratório mais antigo do Lactec, o Cehpar, fundado em 1959. Essa cooperação permite a promoção de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, intercâmbio de informações técnico-científicas, ensino e treinamento em áreas de interesse comum.

Reconhecido como um dos principais centros de pesquisa do Brasil, o Lactec mantém quatro unidades em funcionamento no espaço físico da UFPR: Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento (LAC), Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (Cehpar), Laboratório de Emissões Veiculares (Leme) e Laboratório de Materiais e Estruturas (Lame).

Para o superintendente Omar Sabbag Filho, o convênio é um instrumento para o fortalecimento, a consolidação e a expansão das atividades do instituto. “Este momento simboliza o estreitamento das relações do Lactec com a Copel e a Universidade Federal do Paraná”, disse.

O presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, ressaltou os benefícios que essa parceria tem trazido para a sociedade nas últimas décadas e, de maneira particular, para a empresa e para a UFPR. “Quem mais ganhou foi a sociedade, os paranaenses, que conseguiram enriquecer a sua formação a partir do trabalho desenvolvido nos laboratórios do Lactec”, afirmou Zimmer. Na Copel, sabemos como tem sido importante ter esta estrutura, este apoio associado à universidade, para garantir o que a empresa precisa para competir no campo tecnológico e do conhecimento”.

Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, o termo assinado pelas três instituições é resultado de muito diálogo para adequar a parceria a uma nova realidade jurídica. “Agora temos um formato de relação mais equilibrado e ajustado”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo