Ontem foi a vez dos moradores da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), um dos bairros mais populosos da cidade, receberem o programa Justiça no Bairro. O programa levou atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda. De acordo com a juíza da 4.ª Vara de Família de Curitiba e idealizadora do programa, Joeci Machado Camargo, o programa é voltado ao núcleo familiar. ?A maioria das pessoas que procuram o programa querem resolver problemas familiares, mas nunca tiveram a oportunidade?, explica.

continua após a publicidade

O serviço recordista procurado pela população, com 70% dos atendimentos efetivados, é o divórcio. ?Mas eles saem daqui e vão direto ao cartório do programa para se inscreverem no casamento coletivo?, revela a magistrada.

Outros processos procurados no programa são adoções, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, guarda de filhos, solicitação de documentos, oficialização de união e alteração de regime de casamento. ?O programa é uma maneira de manter a família, seja ela a tradicional ou monoparental?, diz. Além da Vara de Família, o programa oferece juizado especial, defensoria pública e cartório de registros. Na CIC, pela primeira vez havia um posto da Agência do Trabalhador.

continua após a publicidade