A América Latina Logística (ALL), concessionária das linhas férreas de Curitiba e Região, conseguiu ontem na Justiça uma liminar suspendendo uma lei proposta pelo vereador André Passos que proibia o tráfego no período noturno de trens carregados com produtos não-perecíveis. A lei, que entrou em vigor no último dia 20, proibia o tráfego dos trens entre às 22h e 7h para não perturbar a comunidade que vive próxima às linhas de trem, principalmente ao ramal Rio Branco, que passa por 13 bairros residenciais de Curitiba.
O argumento utilizado pela ALL e acatado pela Justiça é que, com a restrição, a empresa não atingiria as metas de contrato de concessão que têm com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo a gerente do departamento jurídico da empresa, Cristiane Gritsch, 55% do transporte de cargas da ALL é feito à noite. ?Com essa restrição de nove horas, o escoamento de carga para o Porto de Paranaguá ficaria prejudicado?, disse.
De acordo com a ALL, a restrição no tráfego implicaria em cerca de 160 mil caminhões ao ano a mais nas estradas rumo ao Porto de Paranaguá, agravando o problema das filas na rodovia, além de provocar o desvio de boa parte da produção agrícola e industrial exportada por Paranaguá para outros portos, o que traria prejuízo econômico para o Estado. Com a lei, a ALL deixaria de movimentar 6,5 milhões de toneladas/ano.
Passos, autor da lei, disse que a liminar concedida pelo juiz Rodrigo Fernandes Lima Daledone é de caráter preventivo, podendo ser revogada.