Moradores do bairro Jardim das Américas, em Curitiba, protestaram ontem pedindo a manutenção do acesso no quilômetro 82 da BR-277 (sentido capital). Uma liminar obtida pela Prefeitura de Curitiba junto a 2.ª Vara da Fazenda Pública impede qualquer intervenção no local.
Os manifestantes alegam que o acesso não oferece riscos de acidentes e que o bloqueio deixaria parte da população isolada. A concessionária Ecovia, que administra o trecho, fecharia o acesso no dia 30 de julho, após acertar a situação com a Prefeitura de Curitiba e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), conforme informações da assessoria de imprensa da empresa.
Com o argumento de que era necessária mais informação para os motoristas, o bloqueio foi adiado para ontem. No entanto, a Prefeitura entrou com uma ação na Justiça e conseguiu uma liminar que impede o bloqueio. A Ecovia comunicou que foi surpreendida com a decisão e que vai recorrer.
A Prefeitura informou que ficou acordado entre as partes que haveria apenas um aprofundamento no estudo para encontrar uma solução para o local e que é contra o fechamento. Comunicou ainda que quer negociar com a concessionária para encontrar uma saída para o impasse.
Durante a manifestação, moradores do bairro coletaram assinaturas para um abaixo-assinado. A meta é reunir dois mil nomes. “Vamos entrar com um processo paralelo na Justiça”, diz o morador Rubens Messias.