Justiça fica mais perto da população do São Braz

Inaugurado há pouco mais de um mês, o cartório da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do Paraná, localizado na Avenida Toaldo Túlio, 2.372, no São Braz, trabalha para dar celeridade às pequenas ocorrências da região.  A ferramenta jurídica faz parte de um projeto liderado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) com objetivo de aproximar a Justiça dos cidadãos, facilitando o acesso a diversos serviços.

O pequeno juizado funciona de maneira simples. Pela internet, um escrivão encaminha ao Fórum de Santa Felicidade os termos circunstanciados de delitos de menor potencial ofensivo, que vão direto para um juizado especial criminal. “Quando atendemos pequenas ocorrências, o cartorário que fica em nossa companhia já insere o ocorrido no sistema. Com isso, a pessoa autuada pela PM já sai daqui com a intimação e data para se apresentar no fórum”, explica o sargento Bernardo.

O novo procedimento agiliza o trabalho da PM. “Agora não precisamos mais nos encaminhar para outros distritos policiais, onde tínhamos que esperar para fazer os boletins de ocorrência e os termos circunstanciados. Assim temos mais tempo para atender as outras ocorrências”, afirma.

Entre as principais situações atendidas pelos policiais estão: perturbação da ordem público, consumo de drogas e ameaças entre moradores. “Percebemos que a população do bairro já está tomando conhecimento do nosso trabalho e aos poucos vamos recebendo mais chamadas”, revela o soldado.

A 4ª Companhia da PM e o cartório funcionam 24 horas por dia e atendem os bairros: Santa Felicidade, São Braz, Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, Lamenha  Pequena, Mossunguê, Orleans, Santo Inácio, São João, Seminário e Vista Alegre. Telefone: (41) 3272-0719.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna