Greve dos bancários

Justiça determina entrada livre nas agências do HSBC

Representantes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região deverão desobstruir as entradas de agências do HSBC nesta segunda-feira (30), segundo determinação Judicial. Um interdito proibitório da semana passada garante o não bloqueio da entrada de agências do Itaú e Bradesco no Paraná.

Porém, segundo o Sindicato, a medida judicial é vista como algo positivo, já que o recurso não impede os trabalhadores de participar do movimento de greve.

De acordo com o sindicato, 1057 agências estão sendo afetadas pela manifestação. Ao todo, a greve nacional dos bancários envolve no Paraná 25,2 mil bancários.

Reivindicações

Entre as principais reivindicações dos bancários está o reajuste salarial de 11,93%, mais 5% de aumento real além da inflação. Os bancários pedem ainda Participação nos Lucros e Resultados de três salários, mais R$ 5,5 mil.

Outra reivindicação da categoria é o piso salarial de R$ 2.860,21.

Convocação

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realiza nesta terça-feira uma assembleia com dirigentes e delegados sindicais. Na ocasião, eles vão avaliar o andamento da greve, que já dura 12 dias, e planejar os próximos passos do movimento paredista. “A participação de todos os bancários é fundamental para garantirmos a ampliação da greve e lutarmos por nossos diretos e novas conquistas”, afirma Otávio Dias, presidente do Sindicato.