O jurista e professor de direito constitucional da UniBrasil, Clèmerson Merlin Clève, foi o homenageado do 9.º Congresso Paranaense de Direito Administrativo. Ontem, último dia do evento, foi entregue o prêmio que leva o nome do jurista aos melhores artigos sobre o assunto desse ano. O congresso, que teve como tema principal os 20 anos da Constituição Federal, também homenageou o ministro Flávio Bierrenbach, do Supremo Tribunal Militar.

continua após a publicidade

O evento, que terminou ontem, contou com 300 participantes entre advogados, administradores públicos e acadêmicos de direito. Os participantes puderam discutir, entre outros temas, as tendências da legislação e as questões voltadas à administração municipal.

Durante a palestra que encerrou o congresso, Clève comentou sobre o direito administrativo nas políticas públicas. Para ele, os direitos público e privado vêm sofrendo mudanças, como as que dizem respeito ao controle das políticas públicas, ao papel judiciário.

Segundo o jurista, a Constituição mudou a vida dos cidadãos mais do que estes poderiam imaginar. “O cidadão está mais crítico e exigente. Com isso, é preciso que os profissionais do direito estejam preparados para atender a sociedade de modo a aplicar o direito ao sentido a que foi proposto”, afirmou Clève.

continua após a publicidade

O presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Romeu Felipe Bacellar Filho, ressaltou a importância da homenagem a Clève. “O professor é uma referência no direito constitucional, não só no Paraná, mas em todo o Brasil. Com a homenagem, além de exaltar o direto constitucional no Estado, fazemos um agradecimento ao que este jurista tem feito para o direito público e, notadamente, pelo direto constitucional”, afirmou.