Juiz Idevam Lopes, novo desembargador do TJ-PR

O juiz  Idevan Batista Lopes (foto), do Tribunal de Alçada, tomou posse ontem no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná. Idevan ocupa a vaga que era da atual ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Denise Arruda.

A cerimônia, no Plenário do Palácio da Justiça, foi acompanhada pela família do juiz, pelo governador Roberto Requião, e o prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi.

Idevan atuava no Tribunal de Alçada desde 1995, depois de trabalhar na 4.ª Vara Criminal e na 12.ª Vara Cível de Curitiba. Por 15 anos, o juiz atuou em algumas comarcas do interior (Apucarana, Arapongas, Umuarama, Londrina), antes de se transferir para a capital.

O novo desembargador fez uma avaliação do momento em que o Judiciário se encontra. “É um momento crítico”, admite. “Lamentavelmente, existem alguns profissionais que não condizem com a realidade da formação, do exercício da função de juiz”, lamenta. Ele também reclama do acúmulo de trabalho. “No Brasil, para cada juiz, há 30 mil habitantes, é um número absurdo”, diz. “Na Alemanha, que é um país muito menor, eixste um juiz para cada 3.500 habitantes.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo