Foto: Chuniti Kawamura/O Estado

Encontro na Justiça Federal.

continua após a publicidade

Mostrar as ações que o Judiciário vem desenvolvendo nas áreas de voluntariado e responsabilidade social. Esses foram os objetivos do 3.º Seminário Nacional ?O Poder Judiciário e a Responsabilidade Social?, promovido ontem, em Curitiba, pela Justiça Federal.

O coordenador do evento e diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, João Pedro Gebran Neto, ressaltou que a iniciativa serve como vitrine para apresentar as ações sociais do Judiciário, e de estímulo para surgimento de outras iniciativas. Ele comentou que um dos programas que vêm dando resultados positivos no Paraná é o Cidadania e Informática, desenvolvido nas comarcas de Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, que consiste na realização de cursos para adolescentes filhos de funcionários da Justiça Federal. Em três anos, a iniciativa já atendeu quase 100 jovens.

Outro exemplo interessante vem do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região, com sede em Brasília. Desde 2002, um grupo de juizes e servidores se desloca para regiões distantes dos grandes centros para atender a população dentro do Juizado Itinerante. O desembargador federal e coordenador dos Juizados Especiais Federais do TRF 1.ª Região, Antônio Sávio de Oliveira Chaves, explica que a proposta do trabalho é levar a Justiça para os lugares onde as pessoas nem têm conhecimentos dos seus direitos. "São locais de difícil acesso", disse.

continua após a publicidade