Judeus comemoram chegada de 5765

Os cerca de 14 milhões de judeus existentes no mundo – sendo 120 mil no Brasil e 3,5 mil no Paraná – estão dando adeus ao ano 5764 e comemorando a entrada do ano 5765. As festividades tiveram início com o pôr- do-sol de ontem e vão até o próximo dia 24, quando é celebrado o Iom Kipur (Dia do Perdão). Os judeus se abstêm de comer e beber durante 25 horas, em sinal de remorso pelas faltas cometidas.

“São dez dias de penitência para os judeus, em que eles se fecham para refletir sobre como foi o ano que passou. Os dias são voltados à devoção, à oração e à meditação”, comenta o rabino da comunidade israelita do Paraná Sami Goldstein. “No último dia e no primeiro dia do ano, assim como no dia do Iom Kipur, o trabalho é proibido.”

O ano novo judaico é denominado Rosh Hashaná, que significa “cabeça do ano”. Enquanto o ano cristão tem 365 dias, o ano judaico é composto por 354 dias, sendo baseado tanto no calendário solar quanto no lunar. As comemorações do Rosh Hashaná têm início nas sinagogas e continuam dentro dos lares judeus.

“Na sinagoga acontecem as orações. Os judeus rezam três vezes ao dia: à noite, quando é considerado o início de um novo dia, pela manhã e no final da tarde, antes do pôr-do-sol”, explica Sami. “Em casa, os judeus realizam confraternizações com seus familiares. É um período de alegria, renovação e regeneração.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo