Cães no canil municipal: estudantes
querem salvar animais da matança.

Dois amigos, o estudante de Engenharia Ambiental Leonardo Ostrovski e o publicitário Leonardo Sikorski Schiavinatto, se uniram para evitar a matança de cães e gatos no canil municipal. Segundo os amigos, os animais abandonados ficam no canil por determinado tempo. Se os donos não aparecem para recuperá-los, “o que acontece mediante pagamento de fiança”, os bichos são levados à câmara de gás.

“Pesquisamos e descobrimos que cerca de 50% dos moradores em bairros de Curitiba têm animais de estimação. A maioria não concorda que cães e gatos abandonados devam ser sacrificados”, conta o estudante de Engenharia Ambiental. “Os animais têm sentimentos e direitos garantidos.”

A partir da próxima semana, os jovens devem começar a percorrer os diversos bairros com a intenção de coletar abaixo-assinado e proibir a utilização da câmara de gás. A idéia dos amigos é que em Curitiba passe a funcionar como nos Estados Unidos, no Canadá e em alguns países da Europa. Naqueles locais, os cães abandonados são levados para tratamento médico veterinário e depois disponibilizados para adoção. “Pretendemos entrar em contato com organizações não governamentais internacionais e pedir auxílio.”

Canil

De acordo com o coordenador do canil municipal, Eric Koblitz, a utilização da câmara de gás está prevista em lei municipal de 1953 e aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária como método indolor aos animais.

continua após a publicidade

continua após a publicidade