Duas jovens de Curitiba ganharam o Prêmio Jovem Cientista, resultado de uma parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Conrado Wessel. As duas estudantes são a graduanda em Jornalismo do Centro Universitário Positivo (UnicenP), Marcela Galvão Bernardi, que ganhou o 3.º lugar na categoria Estudante do Ensino Superior, e Anna Carolina Keinert, graduada em Biologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que recebeu o Diploma de Reconhecimento. Marcela vai receber o prêmio formalmente das mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva, hoje, às 15h30, no Palácio do Planalto.
O trabalho de Marcela, Educomunicação: uma proposta para a educação ambiental, foi também seu projeto de conclusão de curso na UnicenP este ano. Ela fez um programa de rádio com 35 crianças da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, em Curitiba. No trabalho, as crianças desempenhavam funções de jornalistas. ?Eu não tinha muita esperança, eu achava que o prêmio era entregue mais para pesquisas de laboratório?, disse. Agora Marcela quer dar continuidade ao projeto e já pediu auxílio da Secretaria Estadual de Educação.
Já Anna Carolina se mostrou ainda mais surpresa com o prêmio. ?Quando eu fiquei sabendo, achei que o diploma era dado a todos os estudantes inscritos?, brincou. O trabalho de Anna é o de seu Mestrado em Ecologia, cujo tema é O impacto que os ruídos de embarcações têm na vida do boto cinza. ?O trabalho é importante porque os ruídos trazem problemas para estes animais, pois eles se comunicam pelo som para achar alimento e para cuidar dos filhotes?, comentou. Anna não foi à Brasília, mas receberá o diploma de reconhecimento pelo correio.