Imunização

Jovens devem ser vacinados contra a gripe A

Começou ontem e vai até o dia 23 de abril a vacinação contra a gripe A (H1N1) para as pessoas na faixa etária dos 20 aos 29 anos. Em todo o Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) espera imunizar 1.883.369 jovens com essa idade.

O período de vacinação para os doentes crônicos, grávidas e crianças de seis meses a dois anos de idade foi prorrogado até o dia 23 de abril, já que apenas 38% dos doentes crônicos do Paraná receberam a dose. Essas três categorias seriam vacinadas somente até o dia 2 de abril. As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde de todo o Estado.

Em relação às crianças, 64,85% das que vivem no Paraná já receberam a vacina. Sobre as gestantes, o Estado conseguiu imunizar até agora 43,28% delas. Para o superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, José Lúcio dos Santos, um dos fatores que podem ter levado à baixa procura entre os doentes crônicos foi a cultura.

“Ainda temos a cultura de que vacina é somente para criança e idoso. E as gestantes também têm aquele pensamento de que não devem tomar nada. O doente crônico pode se sentir cômodo e não associar a sua enfermidade à gripe A. Com a prorrogação, estamos otimistas em atingir a meta de 80%”, comentou Santos.

A dona de casa Nalzira de Souza, de 47 anos, tem diabetes e tomou a vacina ontem, em Curitiba. Ela contou que foi à unidade de saúde para marcar uma cirurgia e quando ficou sabendo que o prazo tinha sido estendido não pensou duas vezes.

“A gente tem visto tantos casos graves que dá medo. Temos que ter atenção com essa gripe”, afirmou. Já o autônomo Marco Silva Alves, de 22 anos, procurou a unidade de saúde porque no ano passado teve uma gripe muito forte. “Não sei se era a gripe A, mas me derrubou. Então este ano prefiro prevenir. Vi na TV que começaria a etapa de vacinação na minha idade e resolvi vir já no primeiro dia”, comentou.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) deve iniciar a disponibilização das vacinas no campus do Centro Politécnico, em Curitiba. A previsão da universidade era de iniciar os trabalhos ontem, porém, as doses não chegaram ao local.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, novas doses devem chegar hoje a Curitiba (cerca de 300 mil) e, por uma questão de prudência, não foram disponibilizadas as doses para as universidades ainda. Essas doses, segundo a Secretaria, devem ser encaminhadas às faculdades que solicitaram ainda hoje.

Números

O último boletim da Sesa apontou que já foram confirmados 524 casos da gripe A no Estado. Sete pessoas morreram. De 27 de abril do ano passado até 1.º de fevereiro deste ano foram registrados 28 mil casos de gripe A na faixa etária dos 20 aos 49 anos, no Paraná. Isso representa 61,2% do total.

Em todo o País, segundo o Ministério da Saúde, a faixa dos 20 aos 29 anos representou 24% do total de 44.544 casos de gripe A no ano passado, e 20% dos óbitos. A faixa etária dos 30 aos 39 anos será imunizada de 10 a 21 de maio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna