Nove adolescentes, entre 11 e 14 anos, tiraram o sábado de manhã para dar exemplo de cidadania e responsabilidade social. Ontem, em uma simples atitude de plantar 40 mudas de árvores frutíferas, os jovens do grupo Escoteiro do Mar Amigo Velho deram um grande passo para resolver questões sérias como a fome e o aquecimento global. A idéia foi de Adriana Virmond, de 13 anos. Porém, para colocar em prática ela contou com a ajuda dos colegas do grupo e da Prefeitura de Curitiba.
Como explica o diretor do grupo, Osíres Pissaia, sempre que possível o grupo escoteiro incentiva os jovens para que desenvolvam esses projetos. ?Além de trazer o próprio aprendizado, o auto-desenvolvimento e a responsabilidade, fazemos para que essas não sejam pessoas alheias?, afirma.
No Jardim Pinheiros, no bairro Santa Felicidade, os adolescentes plantaram árvores de pitanga, araçá, guabiroba, ariticum e vacum. ?O projeto surgiu para que pessoas que têm fome possam procurar e encontrar essas árvores para comer as frutas?, justifica Adriana.
Como explica a pedagoga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marinê Corasolla, o grupo de escoteiros procurou a prefeitura com essa intenção. ?Fizemos essa parceria que vai de encontro ao nosso programa Adote Uma Árvore?, explica.