Caso Legacy

Jornalista que ofendeu Brasil é condenado no Paraná

O blogueiro e jornalista norte-americano Joe Sharkey, ocupante do jatinho Legacy, que colidiu com o avião da Gol, em 2006, e matou 154 pessoas, foi condenado a se retratar publicamente perante o povo brasileiro e também a pagar indenização no valor de R$ 50 mil à esposa de um homem que morreu no acidente.

O voto final foi proferido nesta quinta-feira (15), pelo desembargador José Augusto Gomes Aniceto, na 9.ª Câmara Civel do Tribunal de Justiça do Paraná. Ele julgou a ação improcedente, mas como os magistrados Sérgio Luiz Patitucci e Rosana Fachin já haviam votado a favor da condenação, não houve alteração na pena.

De acordo com a decisão, Sharkey ofendeu os brasileiros com textos divulgados em seu blog, ao criticar a mídia e a Justiça do país. A ação foi impetrada por Rosane Gutjahr, presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, com intenção de fazer o norte-americano se retratar. Ela ressaltou que o dinheiro da indenização será doado para Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba.

Sharkey poderá recorrer da decisão em até 15 dias após a sentença ser publicada. Em seu blog, o norte-americano não pareceu preocupado com a condenação e ironizou. “Uma corte brasileira me condenou em uma ação de difamação proposta por uma mulher que eu nunca ouvi falar nem nunca escrevi uma palavra a respeito”, postou o blogueiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo