“A vida é muito curta pra ser levada a sério”. Este é o lema do pequeno empresário Pedro Campo, 26 anos, que é proprietário e editor do Piadexx, um jornal dedicado exclusivamente a piadas. Editado num pequeno escritório localizado no tradicional Edifício Tijucas, no centro da capital, o Piadexx é publicado quinzenalmente. Cada edição tem uma tiragem de 2 mil exemplares, que são distribuídos gratuitamente no comércio, hotéis e portarias dos prédios dos arredores da Boca Maldita.
A ideia de um jornal dedicado apenas à publicação de piadas surgiu na roda de conversa entre Pedro e mais dois amigos. “Sempre nos reuníamos para contar piadas e um desses amigos só contava piadas sem graça. Então eu resolvi registrar apenas as piadas boas e assim surgiu o Piadexx”, conta. A publicação circula há quase dois anos em Curitiba e até o fim de 2013, as sucursais de Belo Horizonte e São Paulo devem ser abertas. “Quando começamos a distribuir nos hotéis, o jornal começou a fazer sucesso fora do Paraná”, diz Pedro.
O conteúdo do Piadexx é apurado nas ruas, mas também há colaborações de leitores, que enviam as piadas por e-mail e cartas. “Ainda temos os colunistas, que abordam piadas temáticas, como as de nordestino, árabe e português. São vários colaboradores, que vão ajudando a fechar cada edição”, explica.
Felipe Rosa |
---|
Até o final do ano, Pedro planeja abrir sucursais do Piadexx em mais duas capitais. |
Família
Pedro revela que a relação com o humor vem de família. Nascido na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, o empresário cresceu ouvindo as fitas e discos de piadas que pertenciam ao pai. “Escutava uma série de humoristas que gravavam suas piadas, como Ary Toledo, Costinha e outros. Além dos humoristas menos conhecidos também. Minha missão é levar alegria às pessoas. Então quando surgiu a ideia de trabalhar com humor, senti que esse seria o caminho certo”, revela.
Para o empresário, o humor feito no Brasil hoje em dia segue o caminho das situações do dia a dia das pessoas. No entanto, Pedro afirma que as piadas antigas ainda fazem sucesso entre os leitores do Piadexx. “Piadas de turco, português e de padre ainda fazem sucesso. Mas acredito que o humor de situação, que o pessoal do stand up comedy faz, é o futuro do humor. As piadas antigas, do Joãozinho e da Mariazinha, estão perdendo espaço”, opina.