O ponto turístico mais visitado de Curitiba completa 21 anos nesta sexta-feira (5). Com área total de 178 mil metros quadrados, o Jardim Botânico recebe, em média, um milhão de pessoas a cada ano. No ano passado, foi o destino que registrou maior número de paradas do ônibus da Linha Turismo.
Também é o endereço da cidade que concentra o maior número de espécies. “Há ali 150 mil unidades de flores, substituídas a cada três meses”, conta o diretor do departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.
Desde o início desta semana, o canteiro central do Jardim Botânico ganhou mais uma atração. No local foram plantadas milhares de mudas de cravinas e bocas-de-leão na cor rosa. Elas fazem parte do Outubro Rosa, movimento mundial que tem como meta conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
No total, Curitiba tem 1,5 milhão de flores plantadas, em parques, praças e ruas. A produção mensal atual do Horto Municipal é de 500 mil mudas.
História
O Jardim Botânico de Curitiba, inaugurado em 5 de outubro de 1991 é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação.
O nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.
Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40% da área corresponde a um Bosque de Preservação Permanente, com nascentes formadoras dos lagos.
Com 458 metros quadrados, a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior exemplares vegetais característicos das regiões tropicais.
O Jardim Botânico conta, desde 2008, com o Jardim das Sensações. Os visitantes, vendados, reconhecem aproximadamente 70 espécies vegetais, como alecrim, arruda, losna, lavanda e cebolinha, treinando o tato e o olfato.
O Jardim das Sensações recebe em média 250.000 visitantes/ano, entre passeios livres e visitas monitoradas para escolares e grupos organizados.
Outra atração do Jardim Botânico é o Museu Botânico Municipal. A instituição é credenciada como Instituição Fiel Depositária de Amostras de Componentes do Patrimônio Genético, pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGEN – desde 2003.
Conta com um dos maiores herbários do Brasil com acervo de aproximadamente 400 mil espécies (o quarto maior do Brasil) e destaca-se por manter uma das maiores coleções de plantas do Brasil, o que atrai cientistas e pesquisadores de todo o mundo.
O parque
Área: 178 mil m2
Localização: Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski
Bairro: Jardim Botânico
Ano de Implantação: 1991
Acesso: Gratuito
Fauna: Gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.
Flora: Araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.
Equipamentos: Estufa, Espaço Cultural, Museu Botânico Municipal, bistrô, jardim em estilo francês, Jardim das Sensações, lagos, fontes, pista de caminhada, sanitários públicos, loja, equipamentos de ginástica e estacionamentos.