Os curitibanos já estão se acostumando. Durante o dia faz calor, mas no período da tarde chove forte. Esta é uma das características do verão e as chuvas consecutivas já duram quatro dias na capital paranaense.

continua após a publicidade

Segundo Marcelo Brauer, meteorologista do Simepar, a previsão é de mais chuva para os próximos dias. “Desde a metade de dezembro está chovendo bastante. Até o momento, o mês de janeiro contabiliza 22 dias de chuva. No ano passado foram 19 dias”, relatou.

A média do mês é de 17 dias. O acumulado até agora chega a 255 milímetros sendo que a média é de 165. Já choveu 54% acima da média.

O janeiro mais chuvoso aconteceu em 1999. “Choveram 27 dias naquela oportunidade. Se chover ainda o resto do mês se igualará ao recorde”, concluiu.

Reservatórios

continua após a publicidade

Luciana Cristo

Por causa das constantes chuvas dos últimos dias, a quantidade de água nos reservatórios da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na região de Curitiba já chega a ser até três vezes mais do que o necessário.

continua após a publicidade

Todos os reservatórios estão cheios, com água transbordando até 30 centímetros por cima dos vertedouros. “O volume necessário para produção do sistema é de pouco mais de 5 mil litros por segundo, por exemplo, no manancial da parte leste, e temos 12 mil só pelos vertedouros das barragens. Não temos mais o que segurar, já está passando por cima das barragens”, afirma o gerente de produção da Sanepar para Curitiba e região metropolitana, Paulo Raffo.

Se continuar a chover muito, pode haver novas inundações na parte mais baixa, como Pinhais e São José dos Pinhais, porque os rios não têm mais como escoar água, alerta a Sanepar.