Jairo Bouer discute relação entre pais e filhos

Como lidar com seu filho? Esse foi o tema da palestra proferida pelo conceituado psiquiatra Jairo Bouer aos pais dos alunos do Colégio Marista Santa Maria, na noite de quinta-feira.

Após passar a manhã orientando e tirando as dúvidas da garotada, Jairo teve uma tarefa ainda mais dura durante à noite: ?Abrir a mente dos pais é muito mais difícil do que conter o deslumbramento e responde às questões dos jovens?, revelou Bouer, que se tornou referência nacional em questões de sexualidade, ganhando destaque em programas de televisão, spots de rádio e artigos em jornal dedicados, principalmente, ao público jovem.

Na palestra noturna, Jairo destacou que, apesar de o adolescente estar adquirindo, cada vez mais, informações fora de casa, seja na escola, ou entre os amigos e, principalmente, pela internet, a família continua sendo a fonte mais importante. É onde o jovem vai aprender a respeitar limites e a obedecer a autoridade. Além disso, a conduta dos pais continua servindo de modelo na formação do jovem.

Uma das dúvidas mais comuns entre os participantes da palestra era sobre o momento certo de se abordar assuntos como sexualidade e drogas com os filhos. O psiquiatra explicou que não existe a hora certa. O importante é estar preparado para, no momento em que for questionado, o pai poder esclarecer as dúvidas e iniciar o diálogo.

Para ele, ?os primeiros conceitos têm de vir de casa, assim quando os temas forem abordados na escola, o jovem ficará mais à vontade para discutir?. Ele lembra que a adolescência é a fase da rebeldia, em que o jovem tenta desafiar seus responsáveis. ?Por isso, é importante que a relação de confiança seja estabelecida antes desta fase, mas não se pode confundir amizade com perda de autoridade?, salientou.

Jairo Bouer disse acreditar que os objetos produzidos pela mídia podem ter um papel importante no auxílio aos pais, quer sintam dificuldade ou constrangimento em tratar assuntos delicados. Para ele, os exemplos de filmes, novelas, programas de televisão podem ser um artifício utilizado pelos pais, que podem assistir tais atrações junto com seus filhos, aproveitando para discutir com eles os temas abordados. ?As primeiras soluções para qualquer problema estão em casa. Inicialmente, não se precisa procurar um especialista, basta iniciativa e boa vontade para se informar e orientar?, concluiu. (RP)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo