O jacaré do parque Barigüi está de casa nova. O animal foi transferido nesta quarta-feira (4) para o Zoológico Municipal, no Alto Boqueirão, onde ganhou um recinto especial. A transferência, recomendada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi feita principalmente por motivos de segurança.

continua após a publicidade

No ano passado, um cachorro foi atacado e morto por um jacaré no lago do Barigüi. A transferência foi estudada por técnicos do Ibama e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. "A transferência é uma medida de segurança para a população e para o próprio animal. O risco de manter um animal selvagem dentro de um parque movimentado como o Barigüi é grande", diz o diretor do Zoológico, Marcos Traad.

No Zoológico, o ambiente em que o jacaré ficará é praticamente o mesmo do parque: um grande lago com peixes e aves aquáticas, no entorno da ilha dos macacos-pregos. "O jacaré estará mais seguro e bem cuidado no Zoológico, onde receberá alimento e tratamento adequado", diz Traad. "As famílias terão segurança para ver o animal."

O animal, um macho da espécie papo-amarelo, foi examinado por veterinários e passa bem. O jacaré recebeu um micro-chip, equipamento eletrônico que armazena as informações sobre o animal. Com 2,80 metros de comprimento, o jacaré tem aproximadamente 20 anos.

continua após a publicidade