O município de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, promove de 21 a 23 de junho a 9.ª Festa da Poncã. Além da comercialização da fruta, haverá a exposição de produtos agropecuários da região, no Parque de Eventos do município. Estão programados shows e bailes e, na praça de alimentação, terá churrasco e produtos derivados da poncã. São ao todo, cinqüenta barraquinhas.
É uma realização conjunta da Prefeitura de Itaperuçu, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Condeçu (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itaperuçu) e Emater. O patrocínio dos folders e cartazes foi do Banco do Brasil.
Itaperuçu é o segundo produtor de poncãs no Estado, ultrapassado somente por Cerro Azul. No ano passado foram produzidas 2 milhões de caixas. Este ano espera-se uma produção menor. Para essa fruta, há safras boas e ruins em anos alternados.
No baile realizado em 25 de maio, foram eleitas a rainha da festa, Cristina de Paula Ribeiro, e as princesas Karina da Costa e Maila Flaviana Costa. Um curso para ensinar os produtores a fazer derivados da fruta será realizado no dia 14 de junho, na escola do bairro de Canelão. (IP)