O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Antônio José Correia Ribas, se reuniu ontem com empresários e representantes das entidades de turismo de Foz do Iguaçu, para apresentar o projeto do novo complexo turístico da usina. As medidas já estão em fase avançada.

Dentre as novidades, foi destacado que até o começo de outubro será concluído a iluminação do vertedouro. O sistema proporcionará um show de luz, água e som durante a visitação noturna, que deverá começar no próximo mês.

O encontro começou com a apresentação do novo filme sobre a construção da usina. Em seguida o diretor-geral da Itaipu falou sobre os esforços e os recursos que estão sendo aplicados na implantação da nova estrutura do Ecomuseu, no Refúgio Biológico Bela Vista, na barragem e no centro de visitantes, que fazem parte do novo complexo turístico.

Segundo Ribas, essas mudanças vão ajudar a aumentar o tempo de permanência dos turistas em Foz do Iguaçu. A visita deverá durar cerca de um dia, além de agregar também o passeio noturno para ver os shows de luz, água e som. A iluminação do vertedouro está sendo coordenada pelo iluminador Peter Gasper.

A Usina de Itaipu recebeu em 2001 mais de 339 mil visitantes. Este ano a média de turistas tem sido de 26 mil pessoas por mês. Com a nova infra-estrutura a expectativa é de que esses números aumentem.

continua após a publicidade

continua após a publicidade