Foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional

Espetáculo chama a atenção dos turistas que visitam o local.

continua após a publicidade

Por causa do excesso de chuvas no Sudeste do País, a Usina de Itaipu abriu ontem uma das calhas do seu vertedouro. O escoamento da água, que na madrugada de ontem chegou a um volume maior do que a vazão das Cataratas do Iguaçu, tornou-se uma atração a mais para os turistas.

Itaipu é abastecida pela Bacia do Rio Paraná, que inclui rios de São Paulo e Minas Gerais. Uma frente fria parada sobre os estados do Sudeste está trazendo um volume de chuva excessiva para a região há uma semana. A vazão do vertedouro na madrugada de ontem foi de 2.460 metros e, na manhã de ontem, baixou para 756 metros cúbicos, volume semelhante ao das cataratas.

A vazão do vertedouro, que segundo a Divisão de Hidrologia de Itaipu deve ficar aberto por, pelo menos, dez dias, se não houver determinação contrária do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deve aumentar nos próximos dias. De acordo com a meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Ana Beatriz Porto, as chuvas fortes devem continuar até sexta-feira na região Sudeste. Já no Paraná o tempo deve melhorar, mas deve haver pancadas fortes de chuvas pelo Estado.

Como a usina utiliza aproximadamente 11 mil metros cúbicos de água por segundo para a produção de energia, o que excede este volume precisa ser escoado pelo vertedouro, pois o lago de Itaipu está em sua cota máxima, de 220 metros acima do nível do mar. Em 2006 o vertedouro foi aberto poucas vezes.

Turismo

continua após a publicidade

Quase 600 mil turistas visitaram a Usina de Itaipu em 2006. Só pelo lado brasileiro da usina, foi registrado um total de 422,4 mil pessoas, procedentes de 120 países. No lado paraguaio, do início de janeiro até o último 21 de dezembro do ano passado, 150,9 mil turistas visitaram a usina.

Itaipu já se firmou como o segundo destino turístico mais importante na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina. Em número de visitantes, só perde para as Cataratas do Iguaçu, que receberam no ano passado cerca de 954 mil turistas.

continua após a publicidade

Em 2006, como reflexo da seca prolongada que atingiu o Rio Iguaçu e a crise nos aeroportos, houve queda no número de turistas tanto nas Cataratas do Iguaçu quanto em Itaipu. No ano de 2005 a usina recebeu 670,38 mil visitantes, dos quais 492,3 mil apenas pelo lado brasileiro. Já as Cataratas do Iguaçu receberam, em 2005, 1,08 milhão de pessoas.

Itaipu oferece ainda outras atrações. Em 2006, o Ecomuseu recebeu por volta de 75 mil visitantes e cerca de 20 mil pessoas conheceram o Refúgio Biológico Bela Vista. É possível conhecer ainda a iluminação da barragem. As luzes são apresentadas nas sextas e sábados, às 21h30.