O desfile das escolas de samba será amanhã, na Avenida Cândido de Abreu. A folia começa às 19h30, com a apresentação dos blocos Afoxé, Derrepent e Rancho das Flores. Em seguida, será homenageado Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, um dos grandes nomes do carnaval da cidade, falecido em dezembro do ano passado. Fundador da primeira escola de samba da capital, a Colorado, em 1945, foi autor do primeiro samba-enredo curitibano e de diversos sambas que marcaram a produção paranaense nesse gênero.
As escolas de samba entram na avenida a partir das 21h30, na seguinte ordem: Bairro Alto, Os Internautas, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza, com desfile previsto para terminar às 4h da madrugada de domingo. O desfile vai ocasionar vários bloqueios no trânsito na região do Centro Cívico, a partir das 15h de amanhã. As escolas vencedoras do Carnaval 2013 serão conhecidas a partir das 15h de domingo, no Memorial de Curitiba.
A entrada para as arquibancadas é gratuita. São 2,5 mil lugares, sendo parte reservada para portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos, além de camarotes para os jurados. Haverá 30 banheiros químicos para o público e mais seis aos portadores de deficiência, além de 20 barracas de alimentação. A estimativa é que 25 mil pessoas prestigiem o desfile.
Bailes
O carnaval também terá bailes no Ginásio do Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681), com edições na segunda e terça-feira, sob o comando da Banda Lefigarroo. Para a criançada, a diversão vai das 15h às 19h, com concurso de fantasias. O horário para os adultos é das 20h à meia-noite. A capacidade do ginásio é de 1,7 mil lugares. A entrada é franca e não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.