Isenção do pedágio deve beneficiar moradores de 27 cidades do Paraná

A lei estadual que isenta do pagamento de pedágio os veículos emplacados nas cidades onde há praças de cobrança vai entrar em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, o que deve ocorrer até o final desta semana. Segundo o DER, para ter direito a isenção, basta ao motorista apresentar na cabine de pedágio o documento do veículo que comprova o local do emplacamento.

A lei estadual 291/07, sancionada pelo governador Roberto Requião, foi bem recebida nesta quinta-feira (16) pela população de São José dos Pinhais, um dos 27 municípios do Paraná beneficiados pela medida. Moradores, comerciantes, autônomos e caminhoneiros da cidade, na Região Metropolitana de Curitiba, foram unânimes ao comemorar a isenção. São cerca de 87 mil veículos emplacados na cidade e que poderão utilizar a BR-277 no sentido do Litoral sem pagar pedágio.

A expectativa dos transportadores pode ser observada também entre os comerciantes que trabalham às margens da BR-277, que liga Curitiba ao Litoral. O proprietário de uma auto-elétrica disse que, sem a cobrança da tarifa, vai poder atender clientes que moram depois da praça de pedágio.

A isenção deve beneficiar os proprietários de mais de 430 mil veículos – o equivalente a 11% dos 3,8 milhões de automóveis registrados no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) – emplacados em 27 municípios onde estão instaladas praças de pedágio. O benefício só vale para a cidade que consta na placa do carro.

As 27 praças de pedágio administradas pelas seis concessionárias que administram 2,5 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais arrecadaram cerca de R$ 750 milhões em 2006, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), um valor considerado alto demais pelo governo do Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo