Irati e Palmeira consertam os estragos da tempestade

As cidades de Irati, na região central, e Palmeira, no Sul do Estado, ainda estão trabalhando na recuperação dos estragos provocados pela tempestade de granizo na manhã de domingo. O fenômeno durou cerca de dez minutos, mas foi o suficiente para danificar mais de 600 casas e causar transtorno aos moradores dos municípios. Não há registros de feridos. Na cidade de Irati, de acordo com a Prefeitura, o número de construções afetadas pode chegar a 800, mas mesmo assim, não há registro de desabrigados.

O prefeito Antônio Toti Vaz conta que lonas foram improvisadas para evitar que o estrago fosse maior. “Tivemos o apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil em toda a ação. Além das residências, algumas empresas e duas escolas foram danificadas”, diz. O prefeito ressaltou que o levantamento dos prejuízos não foi finalizado porque até a tarde de ontem algumas famílias ainda se deslocavam para a Prefeitura procurando ajuda.

Em Palmeira, onde estão sendo realizados os Jogos da Juventude, adolescentes alojados em escolas tiveram colchões e roupas molhados pela forte chuva e tiveram que levantar às pressas durante a noite. Alguns dos hotéis que estão abrigando os árbitros e organizadores do evento tiveram infiltrações, que causaram pequenos transtornos. Mesmo com o prejuízo, os jogos prosseguiram na tarde de ontem. Os colchões danificados foram trocados pelo Exército. O prejuízo na região ficou por conta da agricultura. Segundo a assessoria da Prefeitura de Palmeira, cerca de 10% da produção de soja que ainda não tinha sido colhida foi afetada pela tempestade.

Instabilidade

De acordo com o meteorologista Vílson Ferreira, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as chuvas devem se estender até quinta-feira em todo o Estado, com mais intensidade nas regiões Norte e Nordeste. Os pontos de fortes chuvas registrados pelo Simepar ontem foram nas cidades de Telêmaco Borba e Jaguariaíva, nos Campos Gerais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo