Iraniano divulga a paz pelo mundo sobre duas rodas

Divulgar a paz pelo mundo é um dos motivos que levaram o ciclista iraniano Abbas Razzaghi, 49 anos, a viajar de bicicleta pelos cinco continentes. O ciclista, que já passou por 14 países e percorreu mais de 16 mil quilômetros, chegou a Curitiba na última quinta-feira. Além da mensagem de paz, ele quer aproveitar para divulgar a rica cultura e a solidariedade do povo iraniano.

O ciclista acredita que a viagem é importante para mostrar que os países árabes não são tão inóspitos como parecem. Pelo contrário, para ele, o Irã possui diversos atrativos e tem uma cultura que precisa ser divulgada no ocidente, assim como as virtudes da religião muçulmana. Quanto aos conflitos históricos, Razzaghi conta que a situação não é diferente da realidade da maior parte dos países no mundo.

“Qual país não tem problemas? Se você tiver algum dinheiro no bolso e estiver andando em São Paulo você pode ser assaltado. Problemas de violência ocorrem em quase todos os lugares”, diz.

Razzaghi foi recebido pela Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, que presta assistência ao viajante. O iraniano viaja apenas com uma bicicleta que, somada à bagagem (ele procura levar apenas o necessário: barracas, peças de roupas e câmera fotográfica), pesa cerca de 20 quilos.

Segundo Razzaghi, esta é a segunda vez que ele viaja pelo mundo e a primeira que passa por Curitiba. A primeira viagem aconteceu entre 2004 e 2005. O iraniano partiu de Teerã, no dia 23 de abril. “Devo passar por mais 16 países e percorrer um total de 40 mil quilômetros antes de chegar em casa, daqui a um ano”, conta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo