Proprietários de veículos no Paraná que desejam ter desconto no IPVA 2015 precisam ficar atentos aos prazos. Os pagamentos do imposto com redução de 3%, para quitação em parcela única, começam hoje e vão até o dia 17 de abril. Se a opção for pelo pagamento em três parcelas, sem acréscimo, é preciso observar que o vencimento da primeira parcela também será em abril e as outras vencem em maio e junho, de acordo com calendário por final da placa do veículo.
O pagamento poderá ser feito por meio do boleto bancário enviado aos contribuintes ou diretamente nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi) com o número do Renavam do veículo. Uma outra opção é o uso de GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que pode ser obtida no portal www.fazenda.pr.gov.br.
O Paraná tem perto de 6,4 milhões de carros em circulação, sendo cerca de 4,3 milhões tributados. Entre os não tributados, a maior fatia é de veículos isentos, com mais de 20 anos de fabricação. A base de cálculo do imposto é o valor médio de mercado do veículo no Paraná, de acordo com pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) nos meses de setembro e outubro de 2014, que está em conformidade com a legislação vigente.
Atenção com o seguro DPVAT
Os proprietários de veículos do Paraná devem ficar atentos aos prazos e forma de pagamento do seguro DPVAT. Neste ano, essas informações não constam no boleto do IPVA, como ocorreu em 2014.
De acordo com a Seguradora Líder, que administra o Seguro DPVAT, o prazo para seu pagamento é o mesmo da cota única do IPVA, cuja cobrança se iniciará no mês de abril e, para quem optar pelo parcelamento (disponível apenas para proprietários de motos, ônibus, micro-ônibus e vans, usados), irá até junho, também acompanhando o calendário de cobrança IPVA.
Os veículos isentos do IPVA deverão ter o DPVAT quitado até a data do licenciamento. “Importante lembrar que o proprietário que não estiver em dia com o seguro DPVAT ficará descoberto em casos de acidentes de trânsito, além de trafegar sem o devido licenciamento, situação irregular passível de multa”, explica Ramiro Dias, diretor executivo do Sindicato das Seguradoras do Paraná e do Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS).
O pagamento à vista pode ser realizado através do Renavam nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob e Rendimento. Também é possível retirar a guia de pagamento através do link www.dpvatsegurodotransito.com.br/pagamento.
Em caso de parcelamento este poderá ser em três parcelas iguais, mensais e consecutivas, observado o valor mínimo de R$ 70 por parcela. A emissão das guias de arrecadação para o pagamento parcelado está disponível exclusivamente no site www .dpvatsegurodotransito.com.br/pagamento.
O valor do veículo não influencia na composição do preço pago por proprietários. A base dos cálculos incorpora a frequência dos acidentes de cada categoria de veículos motocicletas, carros, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões. Isto porque as coberturas do DPVAT não são de natureza material, do veículo, e, sim, de dano pessoal.