Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM) começam, nesta segunda-feira (1.º), em Curitiba, a verificação periódica dos taxímetros instalados nos veículos que são utilizados para transporte de passageiros. Atualmente circulam 2252 táxis na Capital.
Esta fiscalização é realizada uma vez por ano ou cada vez que há aumento da tarifa. Inicialmente, o taxista deve procurar as oficinas autorizadas para alteração no taxímetro. Depois que a alteração é feita, o veículo recebe o selo do INMETRO, onde consta a reparação.
Em seguida, é preciso dirigir-se ao IPEM para a verificação metrológica do instrumento e de suas condições originais pelas quais foi aprovado inicialmente. O prazo máximo de verificação, após a conclusão dos serviços realizados de reparo, é de 24 horas, podendo ser prorrogado em casos de força maior, devidamente comprovados.
A fiscalização começa em junho e segue até outubro, e os veículos serão fiscalizados conforme o número final do registro, aquele afixado na porta do veículo, conforme a seguinte ordem:
· Número final da porta 1 e 7 – Junho
· Número final da porta 2 e 8 – Julho
· Número final da porta 3 e 9 – Agosto
· Número final da porta 4 e 0 – Setembro
· Número final da porta 5 e 6 -Outubro